Tempo aproximado de leitura:  1,5 min

Bem vindos amigos: É uma satisfação enorme tê-los aqui…

Sabe o rotativo do cartão de crédito (espero que você não esteja usando ele! :) )? Então, estão estudando um jeito de acabar com ele (ou pelo menos reduzir o estrago que ele causa). Quando o consumidor não pode pagar o total do valor na data de vencimento, a lei indica que ele pode optar por pagar o “mínimo”, que atualmente está em 15% do valor total. Os outros 85% da dívida ficam para o próximo mês. O problema é a que a taxa de juros atualmente pode chegar em 450% a.a.! A maior do mercado! Isso é péssimo para o dono do cartão (e da dívida), ruim para a economia e perigoso inclusive para as instituições financeiras em função da inadimplência.

A ideia inicial do rotativo era para socorrer um consumidor em caso de emergência, gerando um crédito pré-aprovado, fácil e rápido de ser utilizado. O problema é que a educação financeira no país é quase nula, e a população, sem o conhecimento técnico necessário, utiliza esse crédito sem moderação.

A notícia me parece ótima, mas, depende se vai efetivamente ser realizada e como farão para que o cliente não utilize esse recurso de altíssimo custo.

A propósito: Se você precisar eu estou disponível. :)

Fontes:

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/o-rotativo-do-cartao-de-credito-pode-acabar-e-agora