Tempo aproximado de leitura: 2 min

Bem vindos amigos: É uma satisfação enorme tê-los aqui…

Você conhece o índice FipeZap? É um índice de preços de imóveis anunciados, com abrangência nacional, que acompanha os preços de venda e locação dos imóveis. Esse índice é calculado pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (sabe aquela tabela com preço de veículos?).

Então, esse índice caiu 5,12% na média nacional (11 cidades pesquisadas) nos últimos 12 meses. É a maior queda desde 2009 (quando iniciou o índice). Só para comparação, o índice oficial de inflação (IPCA) ficou em 9,32% no mesmo período. Ou seja, se considerar a inflação, esse índice apresentou queda real de 13,21%! Todas as cidades pesquisadas apresentaram resultados inferiores à inflação.

Curitiba teve a maior alta, de 5,52% nos últimos 12 meses, 1,09% em 2016 e -1,01% em Maio. Esses números devem ser levados em consideração concomitantemente com a inflação. Ou seja, se você investiu em imóvel para locação, o rendimento não está sendo suficiente nem para cobrir a inflação.

Dentre as 11 cidades pesquisadas, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Santos, Recife, Campinas, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, São Bernardo do Campo e Curitiba ; Curitiba é a que possui o menor valor do aluguel por metro quadrado.

Agora talvez venha a informação mais impactante: A rentabilidade média anual que os donos dos imóveis terão nos próximos 12 meses será de 4,5% nas 11 cidades. Em Curitiba, apenas 3,7%!

Então, se você investiu em imóvel para locação (talvez por indicação de alguém), agora você sabe um pouco mais como está o mercado atualmente e tem uma previsão para os próximos meses.

A propósito: Se você precisar eu estou disponível. J

Fontes:

http://www.fipe.org.br/pt-br/indices/fipezap/

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/preco-do-aluguel-no-brasil-cai-5-12-nos-ultimos-12-meses