Tempo aproximado de leitura: 2,5 min

Bem vindos amigos: É uma satisfação enorme tê-los aqui…

Primeiramente precisamos saber o que é um título de capitalização. A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) define título de capitalização como “um produto em que parte dos pagamentos realizados pelo subscritor é usada para formar um capital, segundo cláusulas e regras aprovadas e mencionadas no próprio título (Condições Gerais do Título) e que será pago em moeda corrente num prazo máximo estabelecido. O restante dos valores dos pagamentos é usado para custear os sorteios, quase sempre previstos neste tipo de produto e as despesas administrativas das sociedades de capitalização.”

Vamos traduzir? Você “paga” um valor periodicamente (mensal). Uma parte desse valor fica com a instituição como taxa de administração (eles têm seus custos, lucro, etc.). Outra parte é sorteada entre os participantes (isso mesmo, sorteio! Logo, como o próprio nome diz, depende da sorte). E a outra parte retorna para você no final do período estabelecido.

Pergunta: Isso parece com uma aplicação financeira (aquela em que você visa “lucro”, ou melhor, aumento do patrimônio)? O próprio diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), José Ismar Torres diz que não. “A capitalização não é um investimento. É um instrumento de disciplina financeira para juntar dinheiro que, em vez de oferecer rentabilidade, distribui prêmios”.

Quem vende o título de capitalização provavelmente vai te informar que esse valor tem correção monetária. Está certo. Mas é pela taxa referencial (TR). A taxa referencial, pra não entrar em detalhes técnicos, é acrescida com 0,5% a.m. para formar a remuneração da poupança. Ou seja, é quase nada.  Não chega nem perto de compensar a inflação.

Então, se você tem ou pretende ter um título de capitalização para investir, agora você sabe que não é a melhor opção. Saiba que existem investimentos com menor risco, maior liquidez e rentabilidade superior a dez vezes que o título de capitalização.

A propósito: Se você precisar eu estou disponível. :)

Fontes:

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/por-que-comprar-titulo-de-capitalizacao-pode-ser-roubada

http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao