Lendo rapidamente o título nos parece uma pergunta sem fundamento: Como pode a internet atrapalhar? Se lá você tem acesso a qualquer tipo de informação? Por isso mesmo! “Qualquer”. Se você tem muita informação é necessário filtrar qual é a informação “boa” e qual é a “ruim”. Esse é o primeiro desafio.

O outro problema é o excesso de informação. Por mais contraditório que possa parecer, a informação que era o requisito mais buscado em outras épocas, hoje está ao alcance de todos com poucos cliques. Isso resulta em um problema que percebo quando ministro cursos, principalmente, mas não exclusivamente, para os jovens e adolescentes: falta de concentração, foco e, por consequência, profundidade. Ter acesso à informação não significa conhecimento. Problemas simples são facilmente resolvidos com uma rapidez enorme atualmente. Problema complexos se tornam cada vez mais difíceis de serem resolvidos em função do “imediatismo” da era moderna.

Penso que aí esteja um grande desafio e, consequentemente, uma grande oportunidade.

Fonte: https://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2019/06/25/internet-esta-mudando-a-forma-como-pensamos-entenda-como/