Essa é uma dúvida bastante comum quando um profissional precisa de ajuda e não bem qual profissional deve contratar. Apesar de parecer a mesma coisa essas atividades são bastante distintas. Vamos entender a diferença entre os dois e ver alguns exemplos:

A mentoria é realizada por um profissional experiente. Essa experiência é essencial nesse processo pois é com essa base que o mentor irá orientar o mentorado. O mentor, via de regra, é aquele profissional que já passou por aquela fase, já teve o aprendizado prático e pode “guiar” o mentorado de forma que não precise trilhar os caminhos mais difíceis e só depois perceber que não era a melhor escolha a ser feita.

O coaching é um processo em que o coach (ou treinador) treina o profissional (coachee) para que ele possa alcançar seus objetivos. O processo é baseado em uma metodologia que utiliza técnicas e ferramentas. Dessa forma, pode ser utilizada em diversas áreas da vida do profissional.

Se formos nos basear no famoso CHA: Conhecimento (saber teórico) + Habilidade (saber fazer, prática) + Atitude (colocar em prática), poderíamos separar assim:

Mentor: Pode ou não ter Conhecimento teórico, tem Habilidade pois já passou por aquela experiência e não pratica a Atitude (isso é responsabilidade do profissional contratante) mas sim orienta o mentorado em função de sua prática.

Coach: Tem Conhecimento das técnicas, ferramentas e metodologia e não necessariamente conhecimento teórico, tem Habilidade pois praticou durante a sua formação (mas não necessariamente aplicou em sua vida) e auxilia o profissional para que o mesmo pratique a Atitude.

Mentoria Coaching
     
Origem Normalmente é interno em uma organização Externo à organização
Vínculo Profissional Pode ser voluntário
Base da abordagem Experiência prática Técnicas e ferramentas de coaching
Aconselhamento Inexistente ou raro Possível
Modelo (exemplo) É uma das características Não precisa ser (normalmente não é)
Metodologia Escolhas, vivências Técnicas, exercícios
Informações Formais e informais Formais
Prazos Médio a longo prazo Curto a médio prazo
Formalidade Pode ser formal ou informal Formal
Foco No processo Na atividade
Feedback Intuitivo Explícito

E então, você concorda? Tem algo a acrescentar?

Open chat
Powered by