Essa é uma dúvida bastante comum quando um profissional precisa de ajuda e não bem qual profissional deve contratar. Apesar de parecer a mesma coisa essas atividades são distintas. Vamos tentar entender a diferença entre as denominações e ver alguns exemplos. É importante salientar que não é, de forma alguma, uma verdade absoluta e opiniões contrárias podem ser debatidas naturalmente.

Professor: É o detentor do conhecimento e transmite aos ouvintes. O foco da aula concentra-se no professor. É necessário ter didática para a melhor compreensão dos alunos. Maior foco na teoria. Ambiente macro.

Educador: É um conceito mais amplo que apenas o exercício da função em sala. Algumas vertentes separam a profissão de professor que ensina questões técnicas enquanto o educador amplia para todas as áreas.

Instrutor: É bem parecido com o professor, porém, não necessariamente possui a didática do mesmo. Possui alto conhecimento técnico especificamente da área em que transmite. Maior foco na prática. Ambiente micro.

Facilitador: É a pessoa que orienta um determinado grupo em alguma atividade. Seu objetivo é auxiliar o grupo a alcançar o objetivo. Apenas direciona o raciocínio e o pensamento do grupo. Normalmente fica neutro deixando que o grupo encontre as respostas.

Tutor: É quem acompanha o processo de aprendizagem do aluno, avaliando seu interesse e desempenho, auxiliando no desenvolvimento de suas habilidades, tirando suas dúvidas e resolvendo os problemas que possam ocorrer.

Open chat
Powered by